Pages

“Nunca fui de chegar nas meninas” Repórter do atrevido Vai e Vem, apresentado por Preta Gil, João Gabriel Vasconcellos surpreende ao se dizer tímido.

André Arruda

Quem vê João Gabriel Vasconcellos, de 23 anos, circular com desenvoltura por locais como uma sex shop ou uma casa de podolatria (lugar frequentado por pessoas que têm fetiche por pés), fazendo reportagens para o programa Vai e Vem, apresentado por Preta Gil, no GNT, e cujo tema central é sexo, nem imagina o tamanho da timidez do rapaz. A característica, assumida pelo próprio ator, também foi disfarçada em sua estreia no cinema, em 2009, quando, vivendo um homossexual, fez cenas ousadas contracenando com Rafael Cardoso, no longa Do Começo ao Fim, em que os dois viviam irmãos que eram apaixonados um pelo outro. “Comecei a fazer teatro aos 11 anos para perder a timidez. Dei meu primeiro beijo aos 14 e tive a primeira namorada aos 16. Nunca fui de chegar nas meninas na boate”, diz ele.

João evita encarar seu interlocutor enquanto fala. Mas, mesmo gesticulando e olhando para os lados, conversa sobre qualquer assunto, inclusive sobre o namoro de três anos com a atriz Tammy di Calafiori, 21 anos. Há cerca de um mês, o casal foi morar junto em um apartamento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. “A Tammy me conquistou com o tempo, nunca havia conseguido me apaixonar verdadeiramente por ninguém”, afirma.

MAIS BONITINHO
Carioca, filho caçula de quatro irmãos do primeiro casamento da mãe, a empresária Fátima Vasconcellos, João perdeu o pai, o gerente de vendas Edgar Vasconcellos, quando tinha 2 anos. “Ele faleceu de câncer de pâncreas, mas não tenho lembranças dele. Não sei se o fato de eu ser tímido tem a ver com sua morte. Eu era muito novo, mas isso deve ter me tocado de alguma forma”, diz o ator. Fátima diz que o filho sentiu bastante a perda. “Logo depois que o pai morreu, ele acordava chorando durante a noite. Na adolescência, era ciumento comigo, fazia tudo para chamar a atenção”, lembra ela. Do segundo casamento da mãe, com o empresário Marcos Teixeira, o ator tem mais dois irmãos. “Quando o Marcos chegou, eu tinha 4 anos, então, tive uma unidade familiar bacana, não foi tão sofrido para mim. Nunca passei por dificuldades financeiras, porque minha mãe e meu padrasto sempre trabalharam e conseguiram dar uma boa vida pra gente”, afirma ele.

André Freitas/ AgNews
João namora a atriz Tammy di Calafiori há três anos. O casal mora junto desde junho
Pré-adolescente, João conciliava as aulas de teatro com as de natação e se achava feio. “Mas fiquei diferente depois que comecei a fazer natação e a malhar. Com o corpo mais atlético, chamava a atenção das mulheres. Aos 17 anos, comecei a trabalhar com moda e fiquei mais bonitinho”, diz, aos risos. Em 2004, aos 18, ele morou durante quatro meses em Milão, na Itália, onde trabalhou como modelo. “Morei com outros três modelos. Nas horas vagas, passeava pela cidade atrás de atividades culturais, e comecei a estudar teatro lá. Quando voltei ao Rio, percebi que era isso que queria fazer profissionalmente”, afirma ele, que, atualmente, cursa o primeiro período de direção teatral na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Uni-Rio.

FIDELIDADE
Na volta da Itália, João conheceu Tammy durante um curso na Casa das Artes de Laranjeiras – e se encantou. “Éramos amigos e ela é toda gracinha. Um dia, nos encontramos numa festa. Nos olhamos, nos abraçamos, nem falamos nada. Nos beijamos e ficamos juntos a noite toda”, diz. “O João é um menino sério e a personalidade dele me conquistou. Somos bem parecidos. Nossa relação está mais sólida a cada dia. As coisas estão caminhando muito bem”, diz Tammy.

Se a namorada o elogia, Preta Gil, sua colega de trabalho, não faz diferente. “Ele começou tímido, especialmente porque tinha algumas matérias mais pesadas e picantes, mas usou o lado ator, que é despudorado”, diz a cantora e apresentadora. Diretor do Vai e Vem, no ar às sextas-feiras, às 23h30, Tiago Worcman fala que fez testes com vários atores até escolher João, “porque ele tinha naturalidade ao lidar com assuntos ligados a sexo”. “No ar, João nem é muito tímido nem muito malandro. Ele lida com uma situação difícil com espontaneidade”, diz Worcman. E o que o próprio ator pensa sobre sexo? “Sou uma pessoa liberal e conservadora ao mesmo tempo. Entre quatro paredes, podemos fazer qualquer coisa. Mas tenho meus pudores, prefiro ter estabilidade no meu relacionamento a sair para a noitada, pular de galho em galho. Acho bonito praticar a fidelidade”, diz.

Arquivo Pessoal / Divulgação
João com Preta Gil e no longa Do Começo ao Fim, com Rafael Cardoso

Para seu primeiro e, por enquanto, único papel no cinema, em Do Começo ao Fim, do diretor Aloísio Abranches, João precisou deixar mesmo a vergonha de lado para interpretar um homossexual. Seu personagem e o do ator Rafael Cardoso protagonizaram tórridas sequências de sexo. “O João é um cara muito gente boa. Fomos criando entrosamento e afinidade durante os ensaios e intervalos das filmagens, porque sabíamos que os personagens precisavam de muita entrega nossa”, afirma Rafael, que, em breve, estará na novela Ti-ti-ti. “Na hora de fazer as cenas, eu ficava pelado e pronto. Sabia que ali não era eu. Foi um filme polêmico, mas nenhum homem me cantou por causa disso”, garante João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário